ART NOUVEAU
ARTISTA
Gustav Klimt (1862 –
1918)
· Pintor simbolista austríaco é um dos mais fluentes do meio artístico de Viena. Proviniente do movimento de Art Nouveau.
·
Seus principais trabalhos incluem murais,
desenhos e outrosobjetos de arte.
·
O assunto principal das obras de Gustav Klimt é
o corpo feminino, e suas obras são marcadas por um erotismo franco.
· Gustav Klimt foi uma figura controversa do seu tempo. Seu trabalho era constantemente criticado por ser muito sensual e erótico, e seu simbolismo muito desviante.
LEITURA DE IMAGEM CONTEXTUALIZADA
O beijo de Klimt & sua
atração
pelo feminino
Gustavo Klint- Obra: "O Beijo"
- 1907-1908.
O Beijo poder se considera a
obra ocidental de maior sucesso: em todo o tipo de produtos que se possa
imaginar já estamparam afigura do casal se beijando. No entanto, o sucesso pode
ser o maior problema da obra, que tem sua imagem desgastada pela mídia.
Contudo, O Beijo ainda é uma obra repleta de mistérios para todos.
Gustav Klimt
(1862-1918) e seus amigos haviam rompido com a Secessão de Arte de Viena, e
organizaram a Kunstschau em maio de 1908, onde O Beijo foi
exposto pela primeira vez ao público. Apesar das críticas a exposição, a obra
foi imediatamente adquirida pela coleção nacional austríaca. Klimt já era o
mais celebre pintor vienense e a cidade nesse período era prospera e
cosmopolita e capital do Império Austro-Húngaro.
Na
cena, casal se encontra a beira de uma cama formada por flores e atrás dos
amantes apenas um vazio salpicado em ouro. O mundo deles não é o nosso, é o
mundo de fantasia e da intimidade. O Beijo é uma
pintura intensamente erótica e apaixonante. A obra é o maior exemplo da fixação
pelo sexo que Klimt possuía, pois a imagem do casal unido é gera um elemento
fálico. Contudo, o momento eternizado pelo pintor é o mais terno e o romântico
de uma relação amorosa, o beijo.
Os corpos do casal estão separados por estampas distintas, mas funde-se em uma única massa: é um momento de plenitude. E a conjunção sexual entre os amantes. Viena no período era um centro de estudos da sexualidade e sociedade – Sigmund Freud e outros profissionais iriam elaborar teoria que revolucionariam a sociedade. A roupa do homem é coberta de formas retangulares, escolhidas como símbolo da masculinidade. Enquanto, as imagens arredondadas, curvas e floridas, do vestido são compreendias como elementos da feminilidade.
O homem vestido com uma luxuosa capa coberta de elementos em ouro, com suas
duas mãos ele segura o rosto da mulher para beija-la. A jovem de cabelos ruivos
é um dos seus exemplos da fixação por mulheres de madeixas vermelhas.
A figura masculina está em uma posição que impõe o movimento ao
corpo feminino, ao segurar seu rosto para beija-la, enquanto a mulher se
encontra ajoelhada, como demonstra seus pés. No entanto, um detalhe muda a
interpretação e reforça a atração e fascinação de Klimt para o feminino. É o
fato que em quase todas as suas obras, o rosto do homem está visível. Mesmo com
sua presença imponente nas obras, seu rosto está escondido, mergulhado no corpo
feminino.
Nenhum comentário:
Postar um comentário