domingo, 4 de agosto de 2013

Leitura de Imagem

ART NOUVEAU


ARTISTA

 Gustav Klimt (1862 – 1918) 

·     Pintor simbolista austríaco é um dos mais fluentes do meio artístico de Viena. Proviniente do movimento de Art Nouveau.

·         Seus principais trabalhos incluem murais, desenhos e outrosobjetos de arte. 

·         O assunto principal das obras de Gustav Klimt é o corpo feminino, e suas obras são marcadas por um erotismo franco. 

·         Gustav Klimt foi uma figura controversa do seu tempo. Seu trabalho era constantemente criticado por ser muito sensual e erótico, e seu simbolismo muito desviante.

LEITURA DE IMAGEM CONTEXTUALIZADA

      

O beijo de Klimt & sua atração 
pelo feminino


Gustavo Klint- Obra: "O Beijo" -  1907-1908.

O Beijo poder se considera a obra ocidental de maior sucesso: em todo o tipo de produtos que se possa imaginar já estamparam afigura do casal se beijando. No entanto, o sucesso pode ser o maior problema da obra, que tem sua imagem desgastada pela mídia. Contudo, O Beijo ainda é uma obra repleta de mistérios para todos.


Gustav Klimt (1862-1918) e seus amigos haviam rompido com a Secessão de Arte de Viena, e organizaram a Kunstschau em maio de 1908, onde O Beijo foi exposto pela primeira vez ao público. Apesar das críticas a exposição, a obra foi imediatamente adquirida pela coleção nacional austríaca. Klimt já era o mais celebre pintor vienense e a cidade nesse período era prospera e cosmopolita e capital do Império Austro-Húngaro.




Na cena, casal se encontra a beira de uma cama formada por flores e atrás dos amantes apenas um vazio salpicado em ouro. O mundo deles não é o nosso, é o mundo de fantasia e da intimidade. O Beijo é uma pintura intensamente erótica e apaixonante. A obra é o maior exemplo da fixação pelo sexo que Klimt possuía, pois a imagem do casal unido é gera um elemento fálico. Contudo, o momento eternizado pelo pintor é o mais terno e o romântico de uma relação amorosa, o beijo.



Os corpos do casal estão separados por estampas distintas, mas funde-se em uma única massa: é um momento de plenitude. E a conjunção sexual entre os amantes. Viena no período era um centro de estudos da sexualidade e sociedade – Sigmund Freud e outros profissionais iriam elaborar teoria que revolucionariam a sociedade. A roupa do homem é coberta de formas retangulares, escolhidas como símbolo da masculinidade. Enquanto, as imagens arredondadas, curvas e floridas, do vestido são compreendias como elementos da feminilidade.




O homem vestido com uma luxuosa capa coberta de elementos em ouro, com suas duas mãos ele segura o rosto da mulher para beija-la. A jovem de cabelos ruivos é um dos seus exemplos da fixação por mulheres de madeixas vermelhas. 


A figura masculina está em uma posição que impõe o movimento ao corpo feminino, ao segurar seu rosto para beija-la, enquanto a mulher se encontra ajoelhada, como demonstra seus pés. No entanto, um detalhe muda a interpretação e reforça a atração e fascinação de Klimt para o feminino. É o fato que em quase todas as suas obras, o rosto do homem está visível. Mesmo com sua presença imponente nas obras, seu rosto está escondido, mergulhado no corpo feminino.


 As flores e  arbustos que formam uma cama na pintura são os únicos elementos que parecem ligar os amantes ao mundo real. O próprio artista cultivava flores e outras plantas, usando-as constantemente como elemento em suas obras. E demonstrava o conhecimento do significado simbólico de cada uma delas. Como as plantas douradas do quadro que contornam os pés da mulher são conhecidas como erva de Parnasso, um antigo símbolo da fertilidade.





Sobre o casal, muitos especialistas afirmam que seria praticamente um retrato de Klimt com Emilie Flöge,(Viena, 1874 – Viena 1952) – eterna companheira e musa do artista – como amantes. Mas, Klimt não deseja representar uma mulher em especial e sim todas livres sexualmente.


  

ATIVIDADE AVALIATIVA

REFLEXÃO

1. Explique o que foi a Art Nouveau ou Arte Nova.

2. O principal objetivo do Art Nouveau era a decoração, sendo também empregado em outros setores. Quais são eles?

3. Quais as características principais do Art Nouveau?

4. Explique a proposta do Art Nouveau.

5. A curta duração do Art Nouveau lhe prejudicou, no que diz respeito à sua estruturação?

6. Em relação ao Novo Mundo, o que pode-se dizer sobre o Art Nouveau?

7. Como esse movimento foi introduzido no Brasil (artista e suas obras)?

Apresentação: Fórum de Debate

Nenhum comentário:

Postar um comentário